quinta-feira, 3 de maio de 2018

CODEAGRO - A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

A importância do café da manhã

O Café da manhã é uma das três principais refeições do dia, sendo definida como a responsável pela quebra do longo período de jejum decorrente da noite de sono. Mas apesar de sua importância, devido à correria diária, ou hábitos alimentares errados, grande parte da população acaba pulando essa refeição.
Sabe-se que durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um menor ritmo, para manter suas funções básicas, como a respiração, o funcionamento cardíaco, entre outras, fazendo com que haja um gasto energético. E é diante desta situação que verificamos a grande importância do café da manhã, pois é ele que fornecerá, cerca de 20% a 25% do valor energético total diário.
Um café da manhã, bem nutritivo deve ser composto por diversos nutrientes. Alimentos fontes de cálcio (leites e derivados), fontes de carboidrato (cereais, pães e biscoitos), como também ricos em vitaminas, minerais e fibras (frutas ou sucos in natura) são ótimas opções para compor um desjejum completo e saudável.
Segue abaixo um exemplo de café da manhã equilibrado:
ALIMENTO
QUANTIDADE
GRUPO
Pão integral
2 fatias
1 porção de carboidrato
Queijo Branco
2 fatias finas
1 porção de leites e derivados
Leite desnatado
1 xícara (chá)
1 porção de leites e derivados
Mamão
1 fatia
1 porção de frutas

De acordo com alguns estudos, o hábito diário desta refeição, pode por sua vez, auxiliar no melhor controle da glicemia e evitar possíveis deficiências de cálcio, pois sabe-se que, geralmente é neste momento que temos um maior consumo de leites e derivados, fontes deste mineral.
Somando a isso, o café da manhã é essencial para o organismo, fazendo com que o indivíduo tenha um melhor rendimento diário na realização de suas atividades, e trazendo uma melhora significativa em seu estado nutricional. 

 
Por: Evelyn Moreira de Sousa
Estagiária do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CESANS
da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO
Supervisionado e Revisado por: Sizele Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário